2011/01/23

Dos resultados das presidenciais

Parece que Cavaco Silva (desta vez sem epítetos para quem não me faz comichão) ganhou as presidenciais. A esperança de uma segunda volta e ganhar um outro candidato desvaneceu-se pouco passava das 20h00 mas, ao mesmo tempo, foi o jubilo nas empresas de sondagem. Ganhou à primeira volta numas eleições, fossem elas noutro país mais decente, Cavaco Silva teria desistido por suspeitas de corrupção. Fossem estas eleições noutro país e, à beira de um mais que evidente governo PSD que se avizinha (talvez com o CDS), os portugueses optaram pelo confortável da resignação à mudança e votaram Cavaco Silva, ou não votaram. Os portugueses que, nestas presidenciais se abstiveram, votaram branco ou nulo, só devem esperar, da minha parte, um profundo "obrigado". Obrigado por não contribuirem para rigorosamente nada. Obrigado por ajudarem à reeleição do pior Presidente da República desde o 25 de Abril. Obrigado por participarem em greves, manifestações e protestarem, todos os dias, mais não seja no conforto do lar (onde escolheram ficar) em frente à bosta da televisão, e depois, na altura certa, não mexerem uma palha para que isto mude. Obrigado por terem resolvido ficar em casa ou ido ao shopping em vez de perderem meia-hora do vosso precioso dia a ir votar num candidato decente. Obrigado por serem tugas.

Porque não foi com os votos de todos que Cavaco Silva ganhou. Não foi com o meu e, provavelmente, não o terá sido com o de muita boa gente, Portugueses com letra grande. Por isso, digo-o, Cavaco Silva foi reeleito Presidente, da República Portuguesa e dos tugas, mas não foi reeleito meu Presidente. Não aceito um Presidente como Cavaco Silva e eu, enquanto Português, recuso-me a aceitar um Presidente que, num futuro não tão distante como o que se avizinha, se vai aliar ao governo e nos vai presentear com Orçamentos de Estado penalizadores, não só do povo, como também da sua amada economia; vai, juntamente com o governo, abolir a pouca produção nacional e privatizar todos os lucros que podem ajudar Portugal a sair da crise; vai, juntamente com o governo, penalizar quem menos tem e dar aos seus compinchas do BPN e afins todo o dinheiro que nos poderia salvar... O país viu a merda no seu caminho e escolheu pisá-la com os seus melhores sapatos. Mas não foi com o meu voto. Estou de consciência tranquila. E, por isso, Cavaco Silva não é o meu Presidente - é só o monte de esterco que ocupa o Palácio de Belém.

Sem comentários: