2010/11/07

De questões a um partido político

«(...) Quando os senhores falam em "direito ao casamento e à adopção para todos os seres humanos independentemente da sua orientação sexual", queria questionar-vos mais concretamente acerca da adopção. O direito de que falam é, especificamente, do direito de todas as crianças terem uma família, ou do direito de todos os casais e cidadãos, independentemente da sua orientação sexual, devem ter? É que a questão que vos coloco prende-se, estou em crer, com duas interpretações possíveis ao que dizem: por um lado temos os direitos das crianças de serem educadas e criadas por uma família que a ame; por outro lado temos o direito (um pouco egoísta, talvez?) de adopção. Ou seja o direito de ser adoptado vs. o direito de adopção.

Noutro ponto, leio o vosso texto acerca do Desenvolvimento Cooperativo, onde vocês falam na "Propriedade participada pelos trabalhadores". Ora, se a empresa ou afim pertence total ou parcialmente aos trabalhadores, não será lícito pensar que o Estado, também enquanto entidade empregadora, não deverá pertencer total ou parcialmente aos trabalhadores? Colocar-se-á aqui, também, uma questão central, também - "de quem é o Estado?": do Governo? De todas as pessoas? De alguns priveligiados? [Esqueci-me de perguntar, aliado a esta pergunta, também, quem ou o que é o estado.]

Noutro ponto, este mais curto, e para terminar as minhas questões, na Ecologia, gostaria de saber a posição do Partido (...) em relação à energia nuclear. (...)»

2 comentários:

Tiago V. disse...

Desconheço a que partido as enviaste (mas suspeito) e parecem-me perguntas muito bem colocadas e pertinentes. Ficava-lhes bem responder.

Tiago Emídio Martins disse...

Pois ficava... Acredito que respondam - são pequenos, portanto não hão-de ter grande afluência de questões... Mas tenho de confessar que é um partido que gostava de ver representado na AR.

Abraço!